O Hóquei em patins é um desporto coletivo que seja joga num rinque, utilizando patins e um stick com o objetivo de introduzir a bola na baliza da equipa adversária. Tradicionalmente este jogo é disputado por 5 jogadores em cada equipa, 4 em campo e um guarda redes. O equipamento necessário à prática deste desporto é: Patins (4 rodas), stick, bola e ainda equipamento de proteção (caneleiras, joalheiras, luvas, coquilha, e no caso do quarda-redes, proteção da coxa, máscara e cotoveleiras).

O organismo máximo que controla a modalidade a nível mundial é o CIRH, Comité Internacional de Hóquei em Patins, e as principais provas a nível masculino e feminino são o Campeonato do Mundo, Campeonato Europeu e a Taça Latina.

Em Portugal pensa-se que o Hóquei em Patins teve origem no jogo tradicional, a Choca. Em 1933 foi fundada a Federação Portuguesa de Patinagem, altura em que também foram organizados os primeiros campeonatos a nível nacional. Atualmente Portugal é um dos países com mais títulos internacionais conquistados na modalidade.

No EVS o Hóquei em Patins divide-se em dois escalões: as escolas de patinagem e o hóquei em patins para adultos.  Para a inscrição de novos alunos é necessária a autorização prévia do professor/treinador responsável pela modalidade.

Nota – Para frequentar qualquer modalidade tem de ser sócio do EVS e pagar as respetivas quotas, bem como fazer o pagamento de 5€ respetivo ao cartão.